Que competências são necessárias para prosperar no mundo VUCA?

Que competências são necessárias para prosperar no mundo VUCA?

Vivemos numa era de desafios, tanto para profissionais quanto para as organizações. Segundo especialistas em gestão, vivemos num “mundo VUCA”, expressão que nasceu durante a Guerra Fria, mas que está cada vez mais presente no vocabulário dos profissionais e dos empreendedores da nova economia. VUCA é um acrônimo do inglês volatile, uncertain, complex e ambiguous e serve para descrever quatro características que estão presentes atualmente na vida de todos: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Se por um lado o ambiente VUCA é sinônimo de incerteza e desconforto, também tem o lado positivo de superação para as empresas construírem um caminho de prosperidade e longevidade. Os gestores precisarão de se reinventar radicalmente, tornando-se líderes capazes de motivar as equipas para as transformações necessárias nas organizações.

Para responder ao imprevisível mundo VUCA é preciso ter uma soma de habilidades que caracterizam a gestão eficaz tais como: resiliência, flexibilidade, escuta ativa e foco.

Prosperar no mundo VUCA é, acima de tudo, pensar fora da caixa.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *