Artigo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA 360 NO APOIO À GESTÃO

Quantas vezes se deparou com um problema, tomou uma decisão precipitada e, como o resultado não foi o esperado, perguntou-se: Porque é que eu não pensei nisto antes?

Um empresário tem que ser capaz de reinventar modelos de negócio, encontrar nichos de mercado, otimizar processos internos, encontrar a raiz de problemas… mas estas importantes tarefas não necessitam de ser executadas sem ajuda. Um Consultor Empresarial consegue, através de uma abordagem 360º, ajudá-lo a identificar problemas, testar modelos de negócio, identificar os seus concorrentes, planear uma estratégia fundamentada.

Numa economia cada vez mais competitiva e num ambiente empresarial em constante mudança o empresário tem à sua frente muitos desafios que, através do apoio de um consultor e aplicando as ferramentas certas, consegue ultrapassar, planeando e definindo estratégias para construir e fortalecer a sua empresa e ganhar espaço no mercado.

Se a necessidade de um consultor é grande quando um empreendedor tem uma ideia e precisa de a transformar num projeto de sucesso, não menos importante é ao longo da vida de um negócio. Mas afinal, qual é o papel do Consultor?

Aconselhar – Os consultores lidam constantemente com processos/problemas semelhantes àqueles que a sua empresa apresenta e a experiência na otimização dos mesmos é uma mais-valia para o seu negócio.
Neutralidade dos especialistas – Uma análise externa é sempre mais confiável que uma análise interna. Essa neutralidade dos consultores traduz-se numa maior objetividade e deteção de problemas que os empresários nunca se tinham apercebido antes.
Quem vê de fora, vê melhor – Quem “vive” diariamente no negócio tem mais dificuldade em detetar problemas ou caminhos alternativos (os pais têm sempre dificuldade em reconhecer os defeitos dos filhos). O consultor, com uma análise externa, consegue detetar problemas e identificar oportunidades muito mais rapidamente.
Avaliar de prioridades e investimentos – O consultor ajuda a definir objetivos e metas com prazos definidos, hierarquizando-os por prioridades, tornando a decisão do empresário mais fácil.
Onde aplicar o capital? – Em épocas de crise, como a que vivemos, é necessário fazer-se cortes, sendo que o consultor ajuda a perceber onde estes devem ocorrer, ou pelo contrário, investir capital para gerar mais retorno é a melhor estratégia.

Mais do que nunca o Consultor Empresarial com uma abordagem 360, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Iolanda Breia

(Formadora da ENB e Consultora Sénior)

Poderá ser do seu interesse:

Consultoria 360º: apoio à Gestão

Partilhe nas suas redes sociais!