Artigo
DISC: como esta ferramenta ajuda a alcançar o sucesso
Se quer descobrir qual é o seu estilo de liderança ou se gostava de avaliar o potencial dos seus colaboradores, o DISC pode ajudar.
Neste artigo, exploro de forma breve os fundamentos desta avaliação, como ela funciona e por que pode ser benéfica para si e para o seu negócio.
O que é o DISC?
O DISC é um teste psicométrico, comportamental, construído com base na teoria do psicólogo William Moulton Marston, nos anos 20.
Uma avaliação ou teste DISC, como muitos o apelidam, é uma ferramenta de avaliação comportamental que pessoas e empresas utilizam para determinar os pontos fortes e pontos fracos da sua liderança ou da liderança dos seus colaboradores.
O objetivo é dotar as pessoas de autoconsciência e insight, de forma a melhorar a comunicação, a produtividade e o trabalho em equipa.
Quais são os 4 traços ou perfis do DISC?
A teoria de Marston, descrita no seu livro “Emotions of Normal People”, podia ser categorizada em quatro tipos: dominância, persuasão, submissão e complacência.
O psicólogo americano acreditava que ao descobrirmos o nosso principal traço comportamental nos tornávamos capazes de compreender e gerir melhor as nossas experiências e as relações interpessoais.
Ao longo dos anos, várias pessoas desenvolveram avaliações utilizando as suas teorias, levando à moderna avaliação DISC que temos nos dias de hoje.
Os estilos emocionais de hoje mudaram um pouco do original de Marston. O DISC agora significa:
1. Dominância: exercer controlo sobre; predominar.
2. Influência: influenciar uma ação; persuadir.
3. eStabilidade: manter-se constante; estável.
4. Conformidade: agir de acordo.
Para que os possa compreender melhor estes traços, deixo-lhe um resumo e uma visão geral de cada um deles:
1. Dominância
Uma pessoa com um traço de comportamento de Dominância (D) ambiciona moldar o seu ambiente de forma a obter os seus resultados. Valoriza a confiança e está focado no resultado final.
- Características: honesto, assertivo, obstinado, rápido e autoconfiante.
- Comportamentos: consegue facilmente ver “o todo” (the big picture), aceita desafios sem hesitar e é assertivo.
- Estilos de liderança: dominante, firme, assertivo, decidido e inovador.
- Melhorias: precisa de trabalhar a paciência, a sensibilidade, a capacidade de olhar para os detalhes e de permitir a argumentação.
2. Influência
Alguém com um traço predominante de Influência (I) tem como propósito moldar o seu ambiente persuadindo os outros. Valoriza as relações de amizade e a construção de relações saudáveis.
- Características: entusiasta, otimista, confiante, convincente e afável.
- Comportamentos: gosta de colaborar e não gosta de ser ignorado. Receia a desaprovação ou a perda de influência.
- Estilos de liderança: enérgico, assertivo e inovador.
- Melhorias: deve aprender a desvalorizar algumas coisas e a seguir em frente, bem como a falar diretamente e com honestidade.
3. Estabilidade
Alguém com o perfil DISC Estabilidade (S) trabalha facilmente com outras pessoas e em qualquer circunstância. Dá valor à cooperação, à sinceridade e à confiança.
- Características: calmo, paciente, consistente e acomodado.
- Comportamentos: promove ações de apoio; não gosta de ser apressado e tende a evitar mudanças.
- Estilos de liderança: inclusivo, humilde e positivo.
- Melhorias: deve trabalhar a sua adaptação às mudanças, a capacidade para receber várias tarefas ao mesmo tempo e a confrontar os outros.
4. Conformidade
Uma pessoa com um traço Conformidade (C) geralmente quer trabalhar conforme as circunstâncias existentes, para garantir a qualidade e a precisão. Valoriza o conhecimento, especialização, competências e raciocínio claro e objetivo.
- Características: independente, analítico, cuidadoso, cauteloso e diplomático.
- Comportamentos: mantém a estabilidade, pede detalhes, desafia suposições e teme críticas.
- Estilos de liderança: ponderado, humilde e decidido.
- Melhorias: deve aprender a delegar e a tomar decisões rápidas.
Como funciona o DISC?
Durante uma avaliação DISC, as pessoas respondem a uma série de perguntas.
Com base nas suas respostas, é-lhes atribuído o principal traço de comportamento (D, I, S ou C) e características de personalidade secundárias.
Nos resultados, é mostrada e explicada a percentagem de cada estilo e como isso se traduz quando interagem com os outros, como os outros os percebem e, de uma forma geral, como encaram e lidam com a vida e os seus desafios.
Hoje em dia, as avaliações DISC são usadas com mais frequência em empresas, para ajudar equipas a trabalharem com mais eficiência.
Os resultados do DISC ajudam a revelar os pontos fortes e fracos de personalidade de cada colaborador e ainda sugere táticas e estratégias personalizadas para aumentar a eficácia do desempenho de cada um.
Além disso, resume os principais valores dos colaboradores e como estes podem contribuir para a empresa, e identifica os traços ou tipos opostos do DISC e a melhor forma de os abordar.
Nas empresas, o relatório DISC é normalmente partilhado com os colaboradores, gerentes aos quais eles reportam diretamente e outras pessoas com quem trabalham em estreita colaboração.
7 Benefícios em fazer um teste DISC
A realização de uma avaliação ou teste DISC oferece muitos benefícios para pessoas e empresas.
Estes são alguns benefícios mais importantes:
- Aumenta o autoconhecimento a autoconsciência (ajuda a entender os pontos fortes e fracos)
- Melhora o trabalho em equipa
- Fortalece as habilidades de vendas e de atendimento ao cliente
- Ajuda a que seja feita uma gestão mais eficiente
- Promove a empatia
- Aumenta a motivação
- Direciona talentos
Apesar de ser fácil de encontrar testes DISC online e gratuitos, estes são pouco completos e só oferecem informações básicas.
Venha descobrir-se comigo, e ganhe a perceção de como pode melhorar a sua performance e a dos seus colaboradores com a ajuda do DISC.
Autora: Susana Cunha ( https://susanacunhamentoria.pt/blog/)
Autor(a):
Susana Cunha
Área de Gestão, com foco nas Pessoas