Como tomar decisões na minha empresa?

No mundo empresarial são tomadas, no dia a dia, inúmeras decisões que determinam o sucesso ou o fracasso dos negócios.
Estas decisões são muitas vezes impactantes, que alteram o rumo e futuro da empresa, daí os empresários reconhecerem, hoje em dia, a importância de um bom plano de negócios e dos seus dados.

“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente” – Peter Drucker

Como tomar melhores decisões?

Habitualmente para que possa fazer uma escolha, são ativados três fatores: o instinto, a experiência e a razão.
 –  O Instinto
O instinto é acionado quando não temos tempo de analisar a situação, é um impulso natural.
 – A experiência
Recorremos ao nosso registo no passado, armazenado na memória, para que assim seja escolhido um caminho que traga recompensas positivas e evite as recompensas negativas (como a dor ou sofrimento).
– A Razão
Promove a análise profunda de todos os dados disponíveis, comparando resultados, possíveis consequências das escolhas e o sucesso inerente das decisões tomadas.

Agora que conhece os 3 fatores que são ativados no momento de uma escolha, fica mais claro qual é o melhor caminho, para tomar decisões mais assertivas e corretas (frase de destaque). Na tomada de decisões que afetam o futuro da sua empresa, necessita de tomar escolhas com base na razão, ou seja, através da análise do máximo de dados possíveis da sua empresa, que podem ser obtidos nas informações dos mapas financeiros.

Que ferramentas ajudam na tomada de decisão?

Para que as decisões sejam ponderadas e tomadas sobre os melhores critérios, existem algumas ferramentas como é o caso dos mapas financeiros e contabilísticos, que auxiliam o empresário nos seus momentos chave.
Ao dominar estes mapas, conhecendo as técnicas de análise e leitura dos mesmos, estará a diagnosticar o estado da sua empresa, a prevenir-se e a acompanhar a sua evolução.

Tipos de mapas financeiros:

• Balanço
• Demonstração de Resultados
• Mapa de Origem de Fundos

Estes mapas são importantes para obter informações e rácios que ajudem à compreensão e funcionamento da empresa, sendo vital para o empresário aprender a fazer a leitura correta e eficaz dos dados obtidos.
Através destes mapas também é possível registar modelos de cálculo e análise, ferramentas de gestão financeira que ajudam a analisar as informações assimiladas.

A importância dos mapas financeiros na tomada de decisão

Uma equilibrada gestão financeira é fundamental para a sustentabilidade a médio/longo prazo de uma empresa, para alavancar o controlo ao nível económico.
Com a ajuda dos mapas financeiros melhora-se a análise e interpretação dos resultados, o que irá permitir tomar a decisão de qual é o passo seguinte a tomar.

Que decisões podem ser tomadas com base nos mapas?

Com um bom conhecimento em termos de interpretação do conteúdo informativo dos mapas financeiros, é possível dar uma resposta e tomada de decisão, face aos resultados apresentados.
Com os resultados da posição financeira, como o resultado líquido do período, a solvabilidade e a liquidez, é possível prever e organizar o momento da decisão de investimento.

Como saber quando investir na empresa?

Através de dados e informações obtidas com o cálculo de indicadores de natureza económica e financeira, é possível determinar o momento certo para investir.
Um dos rácios relevantes, é o da rentabilidade, que determina o tempo necessário para se ter retorno financeiro, face ao investimento aplicado.
“Faça as suas contas” – uma frase que se aplica a este título e que certamente trará benefícios para si Rentabilidade, meios financeiros líquidos, e os seus índices derivados são outros fatores a ter em conta, na hora de decidir qual o investimento que quer efetuar na sua empresa.

Alguns dos sinais que mostram que deve investir na sua empresa:

• Crescimento da procura
• Desempenho dos concorrentes
• Ausência de Inovação Organizacional, Tecnológica (produto ou processo) e de Marketing.

Leitura e análise de Mapas Financeiros e Contabilísticos: Agora que já sabe que informações necessita obter para compreender melhor a realidade da sua empresa, aproveite a oportunidade de conhecer os cursos que a Escola de Negócios das Beiras tem para lhe oferecer.

Obtenha mais informações do curso de Leitura e Análise de Mapas Financeiros e Contabilísticos, clicando aqui.