Artigo
5 Direitos dos trabalhadores: Guia essencial
A legislação protege a classe trabalhadora concedendo direitos, alinhados com valores – como a igualdade – no que diz respeito ao acesso ao emprego
1. Direito a salário
Segundo a Constituição da República Portuguesa, qualquer trabalhador tem direito a uma retribuição, em forma de salário, pelo seu trabalho, com base em três critérios: a quantidade, a natureza e qualidade.
2. Condições de higiene e segurança
Os trabalhadores têm direito a trabalhar em condições dignas de segurança e saúde, que permitam a sua realização pessoal e profissional plenas.
3. Direito a faltar
Existem situações em que os trabalhadores podem faltar. Na lista de faltas justificadas encontram-se aquelas que são dadas:
- casamento;
- por falecimento de cônjuge, parente ou afim;
- pela prestação de provas em estabelecimentos de ensino;
- por prestação de assistência aos filhos.
4. Direito ao repouso
Os trabalhadores têm direito a férias pagas, feriados, faltas, descanso semanal e subsídios de férias e de Natal.
Outro dos direitos dos trabalhadores considerado fundamental é o direito a férias. Os trabalhadores têm direito a 22 dias úteis de férias.
5. Proteção na parentalidade, para a mãe e para o pai
A mãe trabalhadora tem direito a licença em situação de risco clínico durante a gravidez e dispensa para consulta pré-natal. Após o nascimento, tanto a mãe como o pai têm direito a licença parental e dispensa para assistência ao filho, entre outros direitos dos trabalhadores que visam promover uma parentalidade mais presente e tranquila.
Saiba mais sobre estas temáticas no Curso Executivo de Gestão e Legislação Laboral.
Fonte: https://www.e-konomista.pt/artigo/direitos-dos-trabalhadores/