Artigo
Pessoas e Mudança
Quando nos anos anteriores afirmávamos que estávamos a passar um período de extraordinárias mudanças, não poderíamos antever que a terceira década do século XXI tivesse uma entrada tão dramática como a que estamos a sentir atualmente.
Apesar do muito que temos escrito e desenvolvido sobre a revolução do Conhecimento, em curso, a realidade tornou-se muito diferente do que poderíamos esperar. Atualmente, estamos a enfrentar uma das mais sérias provas de resistência a nível global. As implicações do vírus, que veio revolucionar as nossas vidas, são imensas e extremamente complexas.
Nas organizações, estas implicações exigem respostas cada vez mais estruturadas e alinhadas com a necessidade de constante atualização. No complexo ambiente em que vivemos hoje, dificilmente conseguimos responder a essas mesmas exigências sem privilegiarmos o investimento numa gestão moderna de pessoas.
Matéria que exige que sejam desenvolvidos sistemas de informação efetivos, induzindo um modelo estratégico e operacional de gestão de competências. Tarefa que tem de ser, simultaneamente, articulada com as diferentes comunidades organizacionais, reclamando também um posicionamento sólido com o meio envolvente.
O esforço de articulação proposto confere, sem qualquer margem para dúvida, uma progressão assinalável de maturidade às comunidades empresariais e sua envolvente, promovendo em consequência, a sustentabilidade das organizações através do aumento da sua resiliência e capacidade de se adaptar às mudanças radicais típicas do mundo atual.
Artur Ferraz
Consultor gestão de Pessoas