Artigo

Guerra na Ucrânia… que impacto na logística internacional?

Quase 3 semanas decorridas sobre a “operação especial” desencadeada pela Rússia na Ucrânia, já muito foi dito e escrito. Neste texto que escrevo, a convite da ENB, começo pela perplexidade das motivações que levaram a esta situação. Podemos sempre compreender, pessoalmente, posições diversas das nossas mas, tudo isto que está a ocorrer enferma de ausência de racionalidade.

Questionado sobre “que impactos logísticos?” – pois bem, eles são múltiplos e a vários níveis. Ainda em fase de recuperação da dupla disrupção (abastecimento e procura) causada pela Covid-19, eis que, vindo “do nada”, nos deparamos com este conflito. A Ucrânia é um país importante (fulcral) em várias áreas. Destaco duas: a evidente importância na cadeia de abastecimento associada ao sector de Oil&Gas (… o que mais se fala no dia-a-dia e gerou já, em 2 semanas, um aumento de cerca 35 cêntimos por litro de combustível) mas, também, os cereais. Este preocupa-me (bem) mais. Sendo os cereais a matéria-prima do que de mais importante se convencionou chamar a “cesta básica”, veremos em breve – …e a cada dia que o conflito de prolonga a severidade das consequências agravam-se proporcionalmente – um aumento do custo de aquisição que, associado ao valor crescente da sua deslocação (i.é. transporte), vai tornar incomportável a compressão de preços na cadeia de abastecimento.

O que penso? Vejo um panorama sombrio. Na maioria dos bens adivinho subidas de preços na ordem dos 20-30% o que, sendo preocupante em qualquer bem/produto, é bastante mais nos bens de consumo básico e corrente como o… pão pois são estes que têm impacto nas pessoas com exíguos recursos económicos.

Bem, venha chuva… pelo menos, venha chuva! Pois se a falta de chuva persistir e a seca for de facto uma realidade, aí sim… vamos todos pagar mais no mercado de consumo – direta ou indiretamente. Bem, já é algo longo o texto e não desejo “assustar” ainda mais com palavras como inflação, aumento das taxas de juros que estão prestes a regressar. O que isto tudo parece? A tempestade perfeita.

Por Miguel Silva (Formador da ENB, Consultor Sénior Internacional & Formador Certificado em Supply Chain Management, Logística e Procurement)

 

 

 

Poderá ser do seu interesse:

Partilhe nas suas redes sociais!