Artigo

Orçamento do Estado 2020 Aprovado

O Parlamento aprovou, em votação final global, a proposta de Orçamento do Estado para 2020. O documento passou com os votos a favor da bancada do PS, os votos contra de PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega e as abstenções de BE, PCP, “Os Verdes”, PAN e da deputada Joacine Katar Moreira.

A proposta do Orçamento do Estado para 2020 apresenta um conjunto de medidas destinadas às famílias e empresas e tem como prioridade promover o investimento público e privado, apostar na educação, na ciência e na cultura, melhorar os rendimentos, sobretudo das pessoas com menores recursos, e melhorar a qualidade dos serviços públicos. Os especialistas consideram este Orçamento de Estado: Um orçamento de continuidade, que salvaguarda todos os progressos realizados na legislatura anterior e avança em vários domínios. Um orçamento responsável, porque contas certas e equilibradas continuam a ser essenciais num quadro de necessidade de redução da dívida pública. Um orçamento atento, a pensar em quem mais precisa. Como os jovens em início de carreira, que vão ter um alívio fiscal significativo. Um orçamento virado para as pessoas, que prossegue uma política de melhoria dos rendimentos. Um orçamento amigo das empresas, que promove a competitividade da nossa economia. Através de estímulos à internacionalização e às exportações, de incentivos fiscais ao reinvestimento de lucros, de uma tributação mais vantajosa para as PME e para as empresas localizadas no interior e da simplificação de procedimentos tributários. Um orçamento de coesão territorial, com uma forte aposta na valorização do interior.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020: Melhora as contas do Estado, com uma redução do défice, atingindo um excedente orçamental pela primeira vez em democracia; reflete a evolução positiva do mercado do trabalho e uma diminuição muito significativa do desemprego. Fortalece a credibilidade internacional com a redução do peso da dívida pública no PIB.

O Ministro da Economia diz que Orçamento do Estado é “amigo do investimento” Depois de recuperada a confiança e do excedente orçamental, o ministro da Economia acredita que o Orçamento do Estado para 2020 é amigo do investimento sem que se corram grandes riscos.

Existem ainda muitas dúvidas sobre o OE 2020, quais as medidas que vão ser tomadas e o impacto das mesmas.

Posto isto a ENB-Escola de Negócios vai dinamizar nas cidades de Viseu, Lisboa, Porto, Coimbra, Portimão e Fundão uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado para 2020 com a formadora Rosa Dias, contabilista certificada e formada da OCC- Ordem dos Contabilistas Certificados.Esta ação permite aos contabilistas certificados a atribuição de créditos. Os interessados devem proceder à inscrição no site da ENB- Escola de Negócios (www.escoladenegocios.com )

Partilhe nas suas redes sociais!