QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?

QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?

   VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do mundo em vivemos: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar do termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou este conceito para explicar o mundo no contexto pós-Guerra Fria. No entanto, aplica-se também ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações.

Para se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo as organizações devem criar um ambiente favorável à partilha e criação de novos conhecimentos. É essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada para as pessoas e para os resultados.

É importante perceber que num mundo globalizado são as pessoas que fazem a diferença. O desempenho das organizações melhora consideravelmente percebendo-se as pessoas como o elemento fundamental nas organizações. As equipas competentes, motivadas e sustentadas determinam em muito o sucesso das organizações. Assume-se, assim, a gestão das pessoas como o despertar de talentos no pleno uso de ferramentas que tornam possível uma melhor produtividade e o crescimento suportado do negócio.

A pensar nestes novos desafios do mundo VUCA e na importância do capital humano como fator importantíssimo para o sucesso empresarial, a Escola de Negócios das Beiras desenvolveu um novo programa da Pós Graduação em Gestão de Pessoas que pretende dotar os participantes de competências de gestão de pessoas em ambientes de mudança e de incerteza,  de forma a saber gerir pessoas cada vez mais habilitadas e exigentes, para que se reconheçam como talentos na organização.

Esta Pós Graduação irá decorrer nas cidades de Viseu e Vila Real (Douro Business School). Em Viseu terá início no dia 30 de novembro com uma sessão de apresentação com o Dr. Artur Ferraz, coordenador do curso, e em Vila Real no primeiro trimestre de 2019.

Poderá encontrar mais informações em www.escoladenegocios.com

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *