A arte do SILÊNCIO

A arte do SILÊNCIO por Daniela Gonçalves Guerra 👇

A noção do silêncio pode ajudar-nos a corrigir o EQUILÍBRIO neste momento atípico e único em que vivemos.

Reconhecermos as nossas vidas como demasiado ruidosas daí necessitarmos trazer mais paz ao nosso quotidiano.

Existem 3 formas de aproveitar o silêncio para:

1 – serenar o nosso ambiente – fazer actividades que nos trazem calma, por exemplo uma caminhada, em modo meditativo, na natureza.

2 – cultivar relações tranquilas – pela forma como comunicamos com o outro – escuta activa e empática.

3 – promover um silêncio interior – aprender a escutar a nossa voz interior e a serenar a nossa mente.

Faça uma pausa procure o silêncio.

Escolher e reservar um momento do nosso dia, um tempo para uma quieta e silenciosa reflexão individual e um desacelerar do dia-a-dia.

Simplificar e abrandar, nem que seja por um momento, da correria da nossa vida geralmente tão apressada e inconsciente.

Explorar o som do silêncio

Escolha um som, concentre-se nesse som, permanece em silêncio, apenas escute. Ouça o seu alcance e a sua intensidade. Escute o seu ir e vir, caso haja essas variações.

Pare, volte a escutar, como se fosse a primeira vez. Ouvir as coisas tal como elas são.

Abrandar o ritmo ensina-nos aprender a aproveitar melhor os momentos de quietude que temos, por vezes, andamos demasiado distraídos para lhe dar a atenção.

Poder dar-nos o espaço que precisamos para os nossos corpos e mentes relaxarem, onde consigamos tornar-nos indivíduos sãos e inteiros em SER.

Estas e outras ferramentas serão desenvolvidas no Curso Executivo Mindfulness in the Workplace and Business.