Artigo

Mudança consciente
Como podemos tornar-nos conscientes quando mais precisamos?
Estima-se que 95% do nosso comportamento é executado em modo de piloto automático, a atenção plena é exatamente o oposto deste processo, é o ser consciente. Aqui entra a noção de “redesenhar o nosso comportamento”, através da adoção de uma postura atenta e intencional, e não em piloto automático, permitirá criar ações propositadas, focadas e objetivas.
Isso requer prática, algumas ideias:
1. Tropece sobre aquilo que quer fazer.
Se pretende fazer yoga, desporto, meditar ou outra atividade/tarefa, coloque o tapete de yoga, o material ou equipamento no meio do chão, noutro local visível ou de passagem, ao criar estes “obstáculos desarrumados” permite lembrar o seu propósito, intenção e tornar em ação.

2. Atualize seus gatilhos regularmente.
Usar post-its para anotar um objetivo, ação ou tarefa, é um bom recurso, mas o nosso cérebro depressa se adapta aos novos hábitos, o que faz com que a sua eficácia aconteça por um curto período de tempo.
Tente escrever as anotações em diversos locais, de forma original, pautando pela diferença e criatividade, no final mais facilmente concretiza a tarefa anotada, para além disso, estimula a ação, a imaginação, e até a boa disposição.

3. Crie novos padrões comportamentais.
“Se isto, então aquilo” para criar lembretes fáceis que permitem mudar o seu comportamento. Por exemplo, pode pensar: “Se ligo o computador, então vou respirar fundo durante 30 segundos antes de iniciar”, será uma maneira de ativar a sua atenção plena antes de começar o seu dia de trabalho. Ou “Se o telefone tocar, então faço uma respiração profunda antes de atender”. Cada vez que tornar uma ação consciente permitirá criar uma mudança, ao tornar-se mais ciente, ao abrandar, fortalecerá as suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Estas e outras técnicas serão partilhadas no Curso Executivo Desenvolvimento Pessoal – Gestão de Emoções (Online). Mais informações aqui.

Partilhe nas suas redes sociais!